O Laboratório de Biologia Celular de Plantas (BIOCEL), instalado no início da década de 70, como Laboratório de Cultura de Tecidos de Plantas (LCTP), desde sua criação dedica-se ao estudo de processos fisiológicos e bioquímicos de plantas utilizando técnicas de cultura in vitro.
O LCTP foi estruturado com auxílios obtidos sob a coordenação do Prof. Walter Handro, junto a FAPESP, em 1973 e 1976. Outros auxílios concedidos pelo CNPq (1981), FINEP (1981, 1984) e FAPESP (1984), permitiram a aquisição de novos equipamentos e a ampliação das atividades do Laboratório, na época com três docentes: Prof. Walter Handro, Prof. Kurt G. Hell e Prof. Gilberto B. Kerbauy. Em 1985, a Dra. Eny I.S.Floh, estudante do laboratório desde 1975, foi contratada pelo Departamento de Botânica do IBUSP, na função de Professor Doutor. A partir de 1997, após a sua livre docência, passou a exercer a função de Professora Associada, sendo hoje a coordenadora do BIOCEL.
Durante muito tempo o Laboratório dedicou-se principalmente a pesquisas sobre controle da morfogênese in vitro, sob ação de fitorreguladores e outros fatores, bem como sobre as alterações fisiológicas, bioquímicas e estruturais associados aos processos morfogenéticos. Foi um dos primeiros Laboratórios do país a dedicar-se exclusivamente ao estudo da morfogênese in vitro e suas aplicações biotecnológicas, e ministrar disciplinas de pós-graduação na área.
A partir de 1991, o LCTP passou a denominar-se Laboratório de Biologia Celular de Plantas (BIOCEL), sendo sua equipe, de 1995 à 2006, constituída pelos professores Dr. Walter Handro e Dra. Eny I.S. Floh. Atualmente, o BIOCEL é coordenado pela Dra. Eny I. S. Floh.