Google Translate Widget by Infofru

Author Site Reviewresults

Principal Copy

Laboratório de Biologia Celular de Plantas (BIOCEL), instalado no início da década de 70, como Laboratório de Cultura de Tecidos de Plantas (LCTP), desde sua criação dedica-se ao estudo de processos fisiológicos e bioquímicos de plantas utilizando técnicas de cultura in vitro.

O LCTP foi estruturado com auxílios obtidos sob a coordenação do Prof. Walter Handro, junto a FAPESP, em 1973 e 1976. Outros auxílios concedidos pelo CNPq (1981), FINEP (1981, 1984) e FAPESP (1984), permitiram a aquisição de novos equipamentos e a ampliação das atividades do Laboratório, na época com três docentes: Prof. Walter Handro, Prof. Kurt G. Hell e Prof. Gilberto B. Kerbauy. Em 1985, a Dra. Eny I.S.Floh, estudante do laboratório desde 1975, foi contratada pelo Departamento de Botânica do IBUSP, na função de Professor Doutor. A partir de 1997, após a sua livre docência, passou a exercer a função de Professora Associada, sendo hoje a coordenadora do BIOCEL.

Durante muito tempo o Laboratório dedicou-se principalmente a pesquisas sobre controle da morfogênese in vitro, sob ação de fitorreguladores e outros fatores, bem como sobre as alterações fisiológicas, bioquímicas e estruturais associados aos processos morfogenéticos. Foi um dos primeiros Laboratórios do país a dedicar-se exclusivamente ao estudo da morfogênese in vitro e suas aplicações biotecnológicas, e ministrar disciplinas de pós-graduação na área.

A partir de 1991, o LCTP passou a denominar-se Laboratório de Biologia Celular de Plantas (BIOCEL), sendo sua equipe, de 1995 à 2006, constituída pelos professores Dr. Walter Handro e Dra. Eny I.S. Floh. Atualmente, o BIOCEL é coordenado pela Dra. Eny I. S. Floh.